As despedidas diárias
A rotina da família mudous radicalmente
Por Marcos Aurélio de Lima
Um dos momentos mais difícil para quem trabalha a noite e tem família e quando chega o horário da saída, praticamente uma despedida diária, isso porque nesse horário por natureza e o horário que todas as famílias tem para ser encontrar e realizar os contatos sociais.
Segundo especialistas e esse momento que as famílias precisam para estabelecer os laços familiares. Os filhos contam aos Pais como foi o seu dia, o que fez durante a aula, com Mamãe faz as tarefas de casa, o marido junto as esposa procura dividir as atribuições semanais e ate programar o fim de semana. Rotina que deixou de acontecer na família do Valter. Quando ele começou a trabalhar a noite essa fato mudou radicalmente a sua vida e afetou diretamente na vida e a rotina de toda família
Mesmo depois de alguns meses a esposa Andréia e as crianças ainda não se acostumaram durante as noites. Com ausência do Pai, paira sobre a casa uma sensação de vazio junto a uma enorme insegurança. “E impressionante como agente só sente falta, quando de alguma forma perdemos, eu sei que ele vai voltar, mas na hora de meu esposo sair eu sinto tristeza. Porem ao mesmo tempo eu lembro que uma questão de sobrevivência. Na verdade agora durante as noites eu peço a Deus que apareça outra oportunidade de trabalho pra ele durante o dia” declarou.
Luiz Neto, um dos filhos diz que conta os dias pra que cheque o final de semana. “Só assim eu posso assistir televisão e escutar som mais alto (risos brinca). Na verdade deixamos de fazer alguns programas em casa durante a tarde como assistir, jogar vídeo, e escutar musicas, para que nosso Pai possa dormir bem e assim passar a noite trabalhando” relatou. Os adolescentes agora durante as tardes jogam futebol e Andréia colocou os dois num curso de informática.